segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vontades, vontades, vontades...

Eu tenho percebido uma coisa: como eu sou livre em Deus!

João 8:32 - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.". A verdade que eu tenho conhecido nestes dias é sobre a vontade de Deus. Antigamente eu achava que fazer a vontade Dele era deixar de viver, ou viver uma vida amarrado em correntes, sem expressão ou algo do tipo. Mas Deus me falou o seguinte: Que a liberdade está diretamente ligada à vontade Dele.



Em Romanos 12:2 vemos que vontade de Deus é o melhor para nós. Ela é boa, ou seja, não nos faz mal (tipo, sofrimento); é agradável pois nos faz mais felizes; é perfeita, porque é completa, não falta nada e atinge todas as áreas da nossa vida.

Funciona assim

Nós decidimos todos os momentos de nossa vida, fazemos escolhas todo o tempo (que roupa vestir, o que queremos para o almoço ou se queremos almoçar, o que quer ler, qual faculdade, qual carreira etc) e dentro dessas opções para escolhermos está a vontade de Deus, porque Deus nos deu um caminho a seguir, mas aí é que tá, quem vai andar somos nós, o caminho é Dele, mas as pernas são nossas. É como um quadro para se pintar: é dado um esboço e o pintor vai escolher as cores, as técnicas, a textura etc. Deus nos dá o esboço (Sua vontade) e nós pintamos, do nosso jeito, desde que siga os limites do esboço dado por Deus.

Conhecemos a vontade de Deus lendo a Bíblia. Ela tem esse intuito, não é um livro de auto-ajuda e nem chata (a tradução pode ter palavras estranhas e não usadas tipo: e terás tu, vô-lo te darei, abri-se-vos-á etc)

Um exemplo prático e bíblico

Saca Salomão? Ele foi o rei mais sábio de Israel (o povo de Deus) e Deus disse a Davi, pai de Salomão: "Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho". A vontade de Deus na vida de Salomão era dele ser Seu filho, mas o papel de filho quem desempenharia seria Salomão. Ele andou nos caminhos do Senhor a não ser quando construiu alguns templos para os deuses pagãos de algumas de suas mulheres. Ele não deixou de ser filho de Deus, mas foi um filho mau. Sacaram? A vontade de Deus é uma, mas a forma de como será feita é nossa. Temos toda liberdade para desempenhar a vontade Dele para nossas vidas, desde que esteja de acordo com Ele.

Mas por que fazer a vontade de Deus se eu tenho a minha e se Ele me deu o direito de ter vontade? Resposta simples: porque fomos criados para isso. Deus nos criou autênticos, tipo, fazer a vontade Dele cada um de um jeito, com a característica de cada ser humano que Ele criou. E outra, na boa, não adianta de nada eu viver na Terra, me casar, ter filhos, escrever um livro, plantar uma árvore e quando morrer não deixar nada eterno. Os primeiros discípulos de Cristo estão mortos, mas deixaram uma coisa pra a gente que nunca vai se acabar: a Palavra de Deus, lógico que o Espírito Santo tem a maior parcela nisso, mas se não fosse a disposição deles?

A gente se preocupa muito com a nossa própria força, sendo que o que mais importa pra Deus é nosso coração e disposição. Eu lembrei do que o Rodolfo Abrantes falou neste domingo (15/08/10) na Sara Nossa Terra daqui de João Pessoa que é só nos enchermos de Deus e desejá-Lo de todo coração e a qualquer hora nós explodímos em ações que glorificam a Deus (evangelizar, curar, ressuscitar etc). É só ser você mesmo em todos os lugares, só que de acordo com Deus. Isso e leitura da Bíblia basta pra que a glória Dele venha na nossa vida.

A vida só tem um sentido: Deus!